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Queda de Pressão nas Tubulações de Entrada e de Saída de Válvulas de Segurança e/ou Alívio.

 

Por que os usuários (ou seus projetistas de tubulações) devem limitar a queda de pressão nas tubulações de entrada e de saída das válvulas de segurança e/ou alívio, instaladas em seus processos industriais e operando com fluidos compressíveis? A resposta é simples: não interferir de forma negativa com o ciclo operacional correto (abertura, sobrepressão e fechamento) de suas válvulas de segurança e/ou alívio, além de permitir a correta capacidade de vazão requerida pelo processo e ainda permitir que estas possam garantir a segurança do pessoal envolvido (ou próximo) e do capital que foi investido na aquisição dos equipamentos por elas protegidos.


Este texto é um estudo bastante detalhado sobre o comportamento operacional de uma válvula de segurança quando operando com uma queda de pressão, tanto na conexão de entrada quanto na de saída, maior que o limite recomendado pelos códigos e padrões de construção de caldeiras, vasos de pressão, além de instalação de válvulas de segurança e/ou alívio.

 

Estudo de caso Nº1 – Mudança da pressão de ajuste de válvula de segurança

 


ESTUDO DE CASO Nº1 – “Tenho uma válvula de segurança onde a pressão de ajuste está dimensionada para 33 kgf/cm², porém preciso que essa pressão seja alterada para 21 kgf/cm². Vou apenas reduzir o aperto da mola e ela irá funcionar perfeitamente!”

 

Prezado cliente, o senhor está ERRADO! A mola da sua válvula de segurança possui uma faixa de ajuste especifica e para alterar a sua pressão de ajuste além desta faixa, faz-se necessário substituir esta mola ou dependendo da nova pressão de ajuste, substituir a válvula!


A mola de uma válvula de segurança é o elemento encarregado de fornecer a força necessária para manter o disco devidamente assentado no bocal. Sua função é anular a força resultante gerada pela pressão do fluído de processo sob o disco até que sua pressão de ajuste seja alcançada.

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Manutenção preventiva em válvulas de segurança e/ou alívio

Este artigo é direcionado ao usuário de válvulas de segurança e/ou alívio na indústria, além de técnicos em manutenção. Ele mostra alguns detalhes que envolvem a manutenção dessas válvulas, principalmente testes de pressão de ajuste, alguns métodos diferentes de testes de vedação, de contrapressão, do fole, de compensação pela contrapressão e temperatura. Método de lapidação do disco e bocal, além de corrosão dos componentes e teste on-line, também são abordados. Aqui também serão abordadas as usinagens que influenciam na operação e vedação da válvula.

 

Planejamento e controle de paradas de manutenção

 

Introdução

Nos dias atuais, a grande maioria das indústrias funcionam em período integral. É o caso de petroquímicas, usinas, siderurgias, indústrias de óleo e gás, de geração de energia elétrica, entre outras. Com isso, a parada de manutenção torna-se algo extremamente importante dentro do processo de produção por 2 principais motivos: garantir que os equipamentos trabalhem com maior eficiência e confiabilidade até a próxima parada e reduzir ao máximo o tempo de indisponibilidade da planta.

 

Para garantir o sucesso total de uma parada de manutenção, 3 elementos são fundamentais: planejamento, programação e controle de tarefas. São esses elementos que garantirão que as atividades sejam executadas dentro dos prazos, com os recursos e qualidade esperados pela empresa. Neste artigo, irei detalhar cada um desses elementos para auxiliar você no planejamento de sua parada de manutenção.

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Banda Morta x Histerese

 

Nas discussões sobre não-linearidade em válvulas de controle, é comum se falar de "banda morta e histerese" como algo único. Não há nada de errado com isso, mas, infelizmente, muitas vezes leva à confusão de terminologia, quando estes dois termos são usados distintamente.


É importante reconhecer que a histerese e banda morta são dois fenômenos exclusivamente diferentes e o nome correto deveria ser aplicado a cada um quando se fala sobre eles separadamente. Caso contrário, um colaborador perde credibilidade com um cliente experiente quando o nome errado é aplicado.

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