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Planejamento e controle de paradas de manutenção

 

Introdução

Nos dias atuais, a grande maioria das indústrias funcionam em período integral. É o caso de petroquímicas, usinas, siderurgias, indústrias de óleo e gás, de geração de energia elétrica, entre outras. Com isso, a parada de manutenção torna-se algo extremamente importante dentro do processo de produção por 2 principais motivos: garantir que os equipamentos trabalhem com maior eficiência e confiabilidade até a próxima parada e reduzir ao máximo o tempo de indisponibilidade da planta.

 

Para garantir o sucesso total de uma parada de manutenção, 3 elementos são fundamentais: planejamento, programação e controle de tarefas. São esses elementos que garantirão que as atividades sejam executadas dentro dos prazos, com os recursos e qualidade esperados pela empresa. Neste artigo, irei detalhar cada um desses elementos para auxiliar você no planejamento de sua parada de manutenção.


Planejamento e Programação
Os principais objetivos do planejamento de uma parada de manutenção são: identificar as necessidades, coordenar as atividades e planejar recursos financeiros, de pessoal e equipamentos. Com isso, a primeira etapa a ser executada é o cronograma geral da parada de manutenção.

 

O estabelecimento das métricas e definições dos planos de manutenção, periodicidade de paradas, entre outros está diretamente relacionado com o plano de produção da empresa, ou seja, deve atender às estratégias de crescimento, produtividade e qualidade. A data da parada deverá estar alinhada com a probabilidade de falha dos equipamentos (baseada em seu ciclo de vida), o tempo de planejamento e a margem de contribuição ao negócio.

 

Para definição do tempo de parada, deve-se levar em conta 3 principais fatores:

  • As necessidades de produção: em geral, as paradas têm sido reduzidas ao máximo por conta deste critério;
  • Histórico de paradas anteriores: é avaliado o tempo e quantidade de tarefas de paradas anteriores para embasar o tempo necessário para a parada que está sendo planejada.
  • Quantidade de tarefas e serviços: a quantidade de tarefas e serviços a serem executados será fundamental para definição do tempo de parada. Quando a indisponibilidade da planta deve ser a mínima possível, é comum ser feita uma redução de escopo.

 

Após definição do cronograma geral e do tempo da parada, é preciso definir o Grupo de Parada, que é constituído por coordenadores das principais áreas envolvidas e um coordenador geral, responsável por intermediar todas as atividades e setores, portanto deve possuir amplo conhecimento do processo, autoridade e habilidade em negociar as divergências e imprevistos que possam aparecer durante os serviços.

 

Referente ao grupo de parada, o mínimo de setores envolvidos deve ser:

  • Operação: atua no dia-a-dia da produção, participa diretamente na parada e partida da planta, além do fornecimento de informações sobre os equipamentos (possíveis danos existentes, necessidades de manutenção, histórico de falhas, etc)
  • Manutenção: execução da maioria das atividades da parada. 
  • Planejamento: elaboração dos cronogramas de tarefas, acompanhamento diário das atividades, emissão das OSs (Ordens de Serviço), verificação das necessidades de recursos materiais, de pessoal, estrutura, entre outros.
  • Suprimentos: aquisição de peças e sobressalentes, contratação de empresas terceiras e todas as necessidades de compras que surgirem durante o processo.
  • EHS: acompanhamento de todas as atividades para garantir que estão sendo executadas de acordo com as normas de segurança, saúde e meio-ambiente.

 

Definido o grupo de parada, estes começam a se reunir periodicamente para definição das tarefas e planejamento geral. Já na primeira reunião deve-se definir quais são os serviços que deverão ser executados, sempre baseado nos históricos dos equipamentos, diagnósticos e informações de operadores durante o período que a planta está em operação.
Com os serviços e tarefas definidos, é preciso levantar os recursos necessários para execução dos mesmos. Nesta etapa, é fundamental que os executores de cada tarefa sejam os principais responsáveis para essas definições, onde o restante da equipe de planejamento servirá de apoio com informações de históricos de tempo e recursos em ocasiões anteriores que estes foram realizados. Os materiais necessários também são especificados neste momento e encaminhados para equipe de suprimentos, detalhando cada item e a data que deverão estar disponíveis para a empresa.

 

Após a definição do “tamanho” da parada de manutenção, tarefas, serviços, recursos e materiais necessários, as reuniões de equipe de parada serão para acompanhar o andamento dessas tarefas de planejamento, contratação e aquisição de materiais a fim de que tudo esteja disponível nos prazos e datas acordadas previamente.

 

Quando a data de início da parada estiver próxima (aprox. 20 dias antes) deve-se iniciar a abertura das Permissões de Trabalho e/ou Ordens de Serviço. Esse é um momento muito crítico e deve ser acompanhado pelo departamento de EHS, uma vez que o mesmo avaliará e determinará as condições de segurança que devem ser respeitadas para execução de cada tarefa. Cada empresa tem sua particularidade com relação aos itens que compõe a permissão de trabalho, porém aqui deixo informações que considero mínimas:

 

  • Número da Permissão de Trabalho e/ou Ordem de Serviço
  • Identificação do Equipamento
  • Prioridade do Serviço
  • Descrição da Tarefa
  • Recursos necessários
  • Condições de segurança (EHS)
  • Datas de início e fim da tarefa
  • Local da realização
  • Emissor / Aprovador
  • Conta contábil para alocação dos custos

 

Com isso, se finaliza o período de planejamento e programação da parada de manutenção e a empresa está pronta para início dos serviços. Neste momento entrará em ação os planos de controle de tarefas, a fim de garantir que tudo que foi planejado seja executado e entregue dentro dos prazos, com recursos e qualidade adequados.


Controle de Tarefas
O controle de tarefas nada mais é do que o acompanhamento de todas as tarefas e serviços definidos na etapa de planejamento e programação da parada de manutenção. É importante desenvolver e implantar um sistema bastante robusto e de fácil preenchimento para este acompanhamento. Basicamente, serão acompanhadas as tarefas pré-definidas, a emissão das Permissões de Trabalho e executadas eventuais alterações/atualizações da programação.

 

Cada empresa deverá desenvolver o sistema que melhor atende seus padrões de trabalho. Existem diversos softwares que podem ser utilizados para este tipo de trabalho, porém o mais comum nas experiências que tive ao longo de minha carreira foi a utilização de planilhas e/ou MS Project.

 

Relatório Final
O relatório final de uma parada de manutenção é de extrema importância para avaliação pós-parada e para criar um histórico bastante qualificado sobre as intervenções, tempos, recursos, etc. que servirão de base para o planejamento e programação das paradas seguintes. Esse tipo de relatório também é bastante particular para cada empresa, porém listo abaixo informações que julgo importantes em um bom relatório:

 

1. Objetivos da Parada 

1.1 Custo 

1.2 Programação
1.3 Qualidade 
1.4 Inspeção

1.5 Segurança 


2. Execução



2.1 Estrutura organizacional
2.2 Sistemas de Controle

2.3 Inspeção

2.4 Disponibilidade de Ferramentas / Equipamentos / Mão-de-Obra
2.5 Suprimento de materiais 
2.6 Contratação de Terceiros


3. Conclusão


3.1 Resumo Executivo

3.2 Programação resumida da parada

3.3 Relatório do Progresso


3.4 Relatórios da Inspeção / Qualidade
3.5 Relatório Final da Segurança

3.6 História das Paradas da Unidade

 


Neste momento, volto a lembrar que o foco deste artigo é dar uma visão geral sobre etapas importantes de uma parada de manutenção. Existem diversos outros pontos que poderiam ser levantados e discutidos, porém acredito ter sintetizado aqueles que classifico como principais de acordo com as experiências que tive ao longo de 10 anos trabalhando nesta área.

 

Convido você a engrandecer esse artigo contando nos comentários sobre as suas experiências e vivências sobre o tema, a fim de sempre buscarmos a melhoria continua e o crescimento mútuo no conhecimento!

 

Grande abraço!

 

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