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Dicas para melhorar a vida útil da válvula de controle e sua eficiência operacional

 

Para começar, uma breve descrição de uma válvula:

 

Válvula – é um dispositivo que interrompe ou controla o fluxo do fluido numa tubulação; um dispositivo que faz o fluido agir de forma diferente de como ele agiria se estivesse viajando ao longo dessa mesma tubulação sem a presença de uma válvula.

 

As válvulas são, sem dúvida, a parte mais importante de qualquer sistema, porque elas direcionam o fluxo de fluidos e regulam a temperatura, a pressão, a vazão, etc. Devidamente utilizada e mantida, elas podem melhorar a eficiência dos processos e reduzir custos. É aconselhável aplicar algumas noções básicas de manutenção adequadas de forma a melhorar o seu ciclo de vida e eficiência operacional da válvula. Aqui estão sete, muitas vezes ignoradas, noções básicas de manutenção da válvula que pode ajudá-lo a fazer exatamente isso.

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EPI – Muito além de Segurança do Trabalho

 

De acordo com a Norma Regulamentadora 6 (NR-6) em seu primeiro artigo, EPI (Equipamento de Proteção Individual) é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.



Poderíamos aqui escrever diversas linhas e parágrafos a respeito do que a norma sugere, quais as situações de risco, obrigações e deveres da empresa e empregado, entre outros. Porém, todos esses assuntos já estão muito difundidos e são, de certa forma, chatos e repetitivos.

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Gestão de ativos – Um bom conceito para redução de custos, aumento de produtividade e lucratividade

 

“Vamos rodar até quebrar, não temos dinheiro para manutenção neste momento”
“Vamos contratar a empresa mais barata, o equipamento deve durar apenas uma safra”
“Faz qualquer gambiarra aí, o importante é voltar a rodar”
“Usa esse material mesmo, não muda nada”


Essas são apenas algumas das inúmeras frases que já ouvi ao longo de minha carreira na área de serviços e manutenção. Em geral, todo processo de manutenção é tido como um custo, um mal necessário dentro de uma empresa. Poucas delas possuem uma gestão efetiva do processo, equipes exclusivas e capacitadas, controle de estoque de sobressalentes, entre outros. Com isso, a maioria dos gastos nesta área acabam sendo emergenciais e muito altos, reforçando ainda mais a ideia apresentada no início desse artigo.

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Hoje eu quero falar com você, Técnico de Serviços!

 

Após 10 anos de experiência em atendimentos e visitas técnicas a clientes por todo o Brasil e na América Latina, adquiri vários hábitos e conceitos para ter o melhor relacionamento com cliente e garantir a sua satisfação. Este artigo foi idealizado para passar aos técnicos e engenheiros de serviços informações valiosas no contato com o cliente durante uma visita.

Ouvir o cliente é a Chave, e para isso é necessário saber ouvir.

Em seu livro O Monge e o Executivo, James C Hunt ensina que ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver. Trazendo para o ambiente de atendimento ao cliente, o técnico de serviços também precisa desenvolver essa habilidade.

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Boas Práticas para inspeção de válvulas de segurança e alívio

Em primeiro lugar, você sabe a diferença entre válvula de segurança e válvula de alívio?

 

A válvula de segurança é um dispositivo de alívio de pressão atuado pela pressão estática do fluido na entrada da válvula e caracterizada por uma abertura rápida e completa, conhecido pelo termo “POP”, quando a pressão de abertura é atingida. Essa válvula é aplicada para serviços onde os fluídos são compressíveis. Já a válvula de alívio é um dispositivo de alívio de pressão atuado pela pressão estática do fluido na entrada da válvula e caracterizada por uma abertura progressiva e proporcional ao aumento de pressão além da pressão de abertura. Essa válvula é aplicada em processos onde os fluidos são incompressíveis.

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