ESTUDO DE CASO Nº1 – “Tenho uma válvula de segurança onde a pressão de ajuste está dimensionada para 33 kgf/cm², porém preciso que essa pressão seja alterada para 21 kgf/cm². Vou apenas reduzir o aperto da mola e ela irá funcionar perfeitamente!”
Prezado cliente, o senhor está ERRADO! A mola da sua válvula de segurança possui uma faixa de ajuste especifica e para alterar a sua pressão de ajuste além desta faixa, faz-se necessário substituir esta mola ou dependendo da nova pressão de ajuste, substituir a válvula!
A mola de uma válvula de segurança é o elemento encarregado de fornecer a força necessária para manter o disco devidamente assentado no bocal. Sua função é anular a força resultante gerada pela pressão do fluído de processo sob o disco até que sua pressão de ajuste seja alcançada.
Conforme os códigos ASME I e VIII, toda mola de válvula de segurança deve ser dimensionada com uma faixa de ajuste que varie 5% para mais ou para menos. Na prática, os fabricantes devem calcular essa faixa com base numa porcentagem de seu curso máximo, que fica entre 15% a 30%. Dependendo dos fatores da sua construção, a mola poderá não apresentar um comportamento linear fora dessa faixa, ou seja, abaixo dos 15% a constante elástica da mola é crítica, não permitindo exatidão no ponto de ajuste. Após 30% a mola fica muito forte, reduzindo o curso de abertura e aumentando a sobrepressão e o diferencial de alívio da válvula.
Quando a pressão de ajuste tiver que ser ajustada para um valor além da faixa especificada, é necessário substituir a mola e seus suportes. Entretanto, deve-se atentar que se a alteração for muito grande, é necessário recalcular a válvula para garantir que sua capacidade de vazão atenderá às especificações do projeto para a qual foi selecionada. Caso não atenda, a válvula deverá ser substituída.
Diversos problemas operacionais podem ocorrem quando a pressão de ajuste da válvula é alterada incorretamente. Neste caso, que a pressão foi alterada para um valor abaixo da faixa de ajuste da mola, essa nova condição pode acarretar no efeito operacional conhecido por simmering, que é um vazamento que ocorre antes da pressão de ajuste da válvula. Também é possível que esta válvula fique subdimensionada, pois com a redução da pressão o volume do fluido aumenta, reduzindo a capacidade de vazão e aumentando também o diferencial de alívio.
A válvula de segurança é um dispositivo empregado para proteger equipamentos cuja pressão de operação seja superior à atmosfera. A pior consequência de sua falha pode ser a perda de vidas. Devemos atender fielmente as normas que regem a operação desse dispositivo e as recomendações do fabricante descritas nos manuais de instruções.
“Segurança é atitude e responsabilidade!”
Clique no botão abaixo para ser informado quando um novo artigo for publicado.
blog comments powered by Disqus