Smaller Default Larger

EPI – Muito além de Segurança do Trabalho

 

De acordo com a Norma Regulamentadora 6 (NR-6) em seu primeiro artigo, EPI (Equipamento de Proteção Individual) é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.



Poderíamos aqui escrever diversas linhas e parágrafos a respeito do que a norma sugere, quais as situações de risco, obrigações e deveres da empresa e empregado, entre outros. Porém, todos esses assuntos já estão muito difundidos e são, de certa forma, chatos e repetitivos.



Com isso, durante dias pensei em como escrever um artigo sobre este tema de forma a cativar o leitor e chamar a atenção para um dos itens mais importantes dentro do ambiente de trabalho de uma indústria. Enquanto refletia, anotava pontos importantes que vinham a cabeça para poder organizar as ideias, lembrava-me de inúmeras SISPAT’s e treinamentos que participei e como o tema sempre é tratado de forma a mostrar ao trabalhador as consequências físicas que ele pode sofrer.

 


Enfim, fui me aprofundando nos pensamentos e, mais do que consequências físicas, imaginei as consequências psicológicas, sociais, familiares que um acidente de trabalho pode trazer. Deficiências que não afetarão apenas aquele que se acidentou, mas toda sua família, seus entes e amigos queridos.



Convido você, a refletir sobre o peso de não ver mais o rosto de seu filho(a) caso perca sua visão por não utilizar os óculos de segurança. Não poder acompanhar seu crescimento e desenvolvimento de forma completa devido a uma fração de segundos de descuido. Essa é apenas uma das limitações entre as diversas que podem ocorrer por conta de uma autoconfiança, uma teimosia ou mesmo uma simples distração.



Por fim, a cada dia em que vestir seu uniforme para exercício de suas funções dentro da empresa, lembre-se que a importância do uso dos EPIs vai muito além de uma norma regulamentadora, de uma exigência da empresa, de uma regra e/ou obrigação, de segurança do trabalho. Trata-se das pessoas que você mais ama no mundo olhando nos seus olhos e dizendo: “Estamos esperando você voltar do trabalho nas mesmas condições que saiu de casa. Proteja-se, cuide-se por nós!“



Compartilho abaixo um breve vídeo contendo trechos de uma palestra intitulada “Minha Vida” que fala sobre o colaborador de uma empresa “X”, que foi vitimado por um grave acidente de trabalho que o trouxe graves sequelas físicas (cegueira e paraplegia) e emocionais, e que vai às empresas de todo o país contar sua história.

 

Fonte vídeo: www.cena2.com.br



O nosso maior bem é a nossa família!

Pense nisso!

 

 

Clique no botão abaixo para ser informado quando um novo artigo for publicado.

 

blog comments powered by Disqus
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.